O que é Cibersegurança e Ataques Cibernéticos?

O que é Cibersegurança e Ataques Cibernéticos?

Com o crescimento da infraestrutura de TI de empresas de todas as áreas, vêm se tornando cada vez mais comuns os ataques hackers, mais conhecidos como ciberataques, que buscam invadir os sistemas de TI de empresas e realizar o “sequestro de dados”, ou seja, o roubo de informações importantes. Com essas informações, os criminosos exigem quantias em dinheiro pelo retorno dos dados.

Para se proteger contra esse tipo de ataque, é muito importante que a equipe de TI das empresas se atualize em medidas preventivas conhecidas como Cibersegurança.
Nesse post, vamos te dar um visão geral sobre Cibersegurança e responder às seguintes 
dúvidas frequentes sobre o assunto:

1. O que é Cibersegurança?
2. Qual a importância da Cibersegurança?
3. O que são Ataques Cibernéticos?
4. Como acontece um ataque cibernético?
5. Como evitar ataque cibernético?
6. O que é um especialista de cibersegurança?
7. O que fazer se for vítima de um Ataque Cibernético?

1. O que é Cibersegurança?

Cibersegurança é um conjunto de ações e medidas que tem como o objetivo proteger os dados e a infraestrutura de TI de uma empresa (computadores, servidores, bancos de dados) contra ataques maliciosos de hackers e criminosos. As medidas de cibersegurança não se baseiam apenas em comprar equipamentos e realizar mudanças físicas, em hardware; elas vão desde protocolos internos de uma empresa até a educação do usuário final, o cliente.

O tópico de cibersegurança vem ganhando força nas discussões quando se fala de infraestrutura de TI no Brasil, visto que, só nacionalmente, ocorreram mais de 8,4 bilhões de tentativas ou ameaças de ataques cibernéticos em 2020.
 
2. Qual a importância da Cibersegurança?

Com o crescimento do home office na pandemia, cada vez mais dados importantes circulam entre computadores diariamente, se tornando expostos quando não há uma estrutura de cibersegurança adequada, profissionais treinados ou protocolos de segurança. 
É nesse contexto que o profissional de Cibersegurança se insere, um membro da equipe 100% focado nas ameaças atuais à segurança da informação, que podem vir de diversas formas:

• Sequestro de dados e extorsão
• Interrupção de processos produtivos
• Roubar dados pessoais dos clientes
• Ataques DDoS

Sabendo dessa realidade, é responsabilidade de cada empresa atualizar sua infraestrutura de cibersegurança para defender-se dessas ameaças. Por esse motivo, a segurança da informação se tornou uma necessidade básica de qualquer negócio do século 21.

Para isso, a equipe de especialistas RTS Technology oferece consultoria de cibersegurança: realizamos uma análise detalhada do ambiente, identificando pontos de falha, ameaças internas e externas, vulnerabilidades, riscos, impactos e identificamos oportunidades de melhoria no sistema da sua empresa. Para lidar com ciberataques, é muito importante ter ao seu lado um time especializado no assunto, com parcerias com as maiores empresas de tecnologia do mundo.

3. O que são Ataques Cibernéticos?

Ataques cibernéticos ou ciberataques são tentativas de expor, alterar, desativar, destruir, roubar ou acessar qualquer dispositivo, sistema ou banco de dados sem autorização da empresa ou pessoa que os mantém. Os ciberataques são manobras ofensivas, com o objetivo de lesar o dono dos dispositivos e informações que estão sendo invadidas com intenções maliciosas.

Aparecendo em diversas formas, os ciberataques podem ter também diferentes objetivos por parte dos hackers e criminosos:

• Desestabilizar sistemas inteiros de empresas ou até governos;
• Roubo de dados e exigência de dinheiro pela devolução;
• Extorsão com dados sigilosos;
• Terrorismo (conhecido como ciberterrorismo).

Como a maioria das cadeias produtivas atuais usam extensivamente serviços digitais e conexão com a internet, as consequências de um ataque cibernético não se limitam ao meio digital: podem desestabilizar e paralisar linhas de produções inteiras, ou até interromper o fornecimento de eletricidade de uma cidade.
 
4. Como acontece um ataque cibernético?

Os hackers e cibercriminosos se aproveitam de brechas e falhas nos sistemas de TI para conseguir acesso ilegal a dispositivos e informações. Por isso, inclusive, é uma prática comum de grandes empresas a entrega de recompensas em dinheiro a profissionais que identifiquem essas falhas antes dos criminosos e notifiquem a empresa em questão.

Um ciberataque é facilitado quando o sistema alvo dos criminosos não conta com sistema autenticação e verificação adequado, pois o objetivo dos hackers é penetrar o sistema como se tivessem a autorização, como um login de administrador, por exemplo.
A partir da penetração no sistema como administrador, é possível realizar qualquer tipo de ação: apagar ou remover dados, interromper processos, etc.

5. Como evitar ataque cibernético?

O segredo para se proteger e proteger seus dados contra esse os ciberataques é estar um passo à frente dos criminosos: encontrar as próprias falhas de segurança e corrigi-las antes que se tornem uma brecha, um problema a ser resolvido.
Para tornar isso possível, a RTS Technology oferece o serviço de Pentest (teste de intrusão). O Pentenst é um processo no qual uma equipe especializada em segurança da informação simula uma invasão e busca encontrar brechas no sistema como se fossem hackers mal intencionados.

Após a invasão simulada, com o nível de exposição medido, todas as falhas são catalogadas, revistas e corrigidas pelo time da RTS. Dessa forma, sua empresa se antecipa a ataques futuros.

Além disso, é muito importante ter a parceria de uma empresa especializada na hora de construir e manter toda sua infraestrutura de TI. Para isso, a RTS Technology oferece consultoria de Segurança da Informação: uma equipe de especialistas com anos de experiência no mercado dedicados a analisar o sistema da sua empresa, colocando seus protocolos em acordo com as boas práticas da cibersegurança e com as leis de informação atuais, como a LGPD.

6. O que é um especialista de cibersegurança?

O objetivo do profissional de cibersegurança é planejar, desenvolver e implementar soluções tecnológicas para dar mais segurança a sistemas e redes. Para isso, ele tem a sua disposição diversos programas, frameworks e linguagens; porém é dessa abrangência que vem a dificuldade e alta especialização da área de atuação.

Algumas das responsabilidades de um profissional (ou de uma equipe) de cibersegurança são:

• Planejamento e implementação de medidas de cibersegurança em sistemas;
• Realização de testes e análise de resultados;
• Acompanhamento da performance de sistemas e protocolos;
• Supervisão de processos da empresa para garantir a segurança dos dados;
• Resolução de problemas e resposta a ciberataques.

Além disso, podem surgir novos desafios em cibersegurança a cada dia, e o profissional deve se manter atualizado nas mais novas tecnologias de proteção à informação.
Desse modo, fica evidente a necessidade de parceria com uma empresa especializada em cibersegurança: sem uma equipe de especialistas, essas tarefas podem facilmente sobrecarregar um profissional de TI.

7. O que fazer se for vítima de um Ataque Cibernético?

Apesar de tudo que pode ser feito para evitar ataques cibernéticos, eles infelizmente ainda podem acontecer se você não conta com ajuda especializada em segurança da informação. No momento da identificação de um ataque cibernético, existem alguns passos que devem ser tomados para minimizar os danos e iniciar uma reação:

1. Identifique o que está acontecendo de diferente no sistema
Computadores muito mais lentos do que o normal, perda de controle do sistema e desaparecimento de informações são apenas alguns dos sinais que podem indicar um ataque. Ao ter a certeza de que o que ocorre é um ciberataque, entre em contato com sua equipe de TI.

2. Notifique a polícia sobre o ocorrido
Crimes cibernéticos são crimes, e devem ser notificados à polícia o quanto antes. Hoje em dia existem departamentos policiais dedicados exclusivamente a crimes cibernéticos, mas qualquer delegacia recebe denúncias do tipo.

3. Identifique o “porquê” e o “como”
Quais vulnerabilidades foram usadas pelos criminosos para invadir o seu sistema? Qual foi a brecha identificada pelos hackers? Essas perguntas devem ser respondidas o quanto antes, para evitar futuros ataques. Malware, redes inseguras e roubo de senhas são vulnerabilidades comuns.

4. Reduza os efeitos e altere todas as senhas
Desconecte aparelhos invadidos do servidor ou da rede empresarial, pois eles estão sob o controle dos criminosos. No caso de websites hospedados por terceiros, contate a empresa de hospedagem e retire o site do ar momentaneamente para retomar o controle da administração. Mude todas as senhas do seu sistema para senhas fortes, dificilmente adivinhadas e mais complexas.

5. Revise os impactos e aprenda com os erros
Algum dado pessoal de clientes foi vazado? Quais dados da empresa foram levados pelos criminosos? Quando e como será possível voltar às atividades normalmente? Essas perguntas devem ser respondidas o quanto antes, de preferência com a ajuda de uma empresa especialista em segurança da informação como a RTS Technology.

Quer elevar o nível da estrutura de cibersegurança da sua empresa e protegê-la de ataques hackers e outras ameaças de cibercriminosos? Então a RTS Technology é a parceira certa para você! A RTS conta com uma equipe de especialistas em segurança da informação em São Paulo com atendimento em todo o Brasil, com diversos serviços aplicados com tecnologia de ponta!

A RTS tem parcerias com os grandes players do mercado de tecnologia para manter o seu sistema seguro e atualizado contra qualquer tipo de ameaça. Quer saber mais? Entre em contato!

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Li e aceito as políticas de privacidade.